sábado, 28 de abril de 2012

III GP IVATUBA DE CICLISMO - Prova Estrada na Pr 551‏







Olá a todos boa tarde !
 
Venho através desta comunicar que está confirmado o GP Ivatuba de Ciclismo 2012para o dia 6 maio domingo, com prova na rodovia para Elite, sub-30,junior, masters, e circuito para categorias estreantes, infanto masculino e feminino, juvenil masculino, open feminino . Acompanhe a programação da prova através do site:www.rankingnoroestaparanaciclismo.com
 
 
As inscrições estão abertas no site: www.bikeshowmaringa.com.br  e devem ser feitas ate o dia 3 maio, somente antecipadas, pois só poderá largar quem estiver com seguro contra acidentes.
 
E no dia 1o maio para quem não quer competir acontece o Passeio Ciclistico do Trabalhador de Ivatuba com saida as 9:30 da Praça dos Pioneiros , trajeto de 8 km pegando estrada de paralalelepipedo ! Para o passeio ciclistico não é necessário fazer a inscrição é gratuito. 
 
 
Um decreto do DER feito em Setembro de 2011. Restringe muito a realização de provas ciclisticas em rodovias, mesmo aquelas não pedagiagadas. O que infelismente vai dificultar muito a realização desse tipo de prova, podendo esta ser a ultima prova de carater regional realizada, segue abaixo o decreto:
 
 
§ 5º - Junto com a solicitação, o interessado deverá apresentar a seguinte documentação:
  1. Plano de Segurança do Evento, elaborado por profissional habilitado, devidamente acompanhado da ART/CREA.
  2. Autorização expressa da respectiva confederação desportiva ou de entidades estaduais a ela filiadas, quando a finalidade do evento for de caráter desportivo;
  3. Cópia autenticada do contrato de seguro contra riscos e acidentes em favor de terceiros, com valor mínimo segurado de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) por morte, invalidez ou quaisquer lesões decorrentes;
  1. Caução fiança para cobrir possíveis danos materiais à via, no valor mínimo R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Está caução será recolhida através de GRU (Guia de Recolhimento) emitida pelo DER/PR.
  2. A critério da autoridade de trânsito sobre a via, para eventos não desportivos, não será necessário o recolhimento de caução fiança e apresentação de contrato seguro. (caso a entidade não tenha fins lucrativos)


Artigo 5º - É obrigatória ao promotor do evento atender as seguintes exigências:
I– Realizar a limpeza de detritos deixados pelos participantes no segmento da via utilizada.
II– Distribuir em locais previamente aprovados pelo DER, banheiros químicos para utilização dos participantes.
III – Promover a divulgação das alterações que ocorreram na via, através de faixas, panfletos aos moradores lindeiros e usuários, bem como na mídia em geral.


Conto com a presença de todos !

Marcio - 99947104

Ps: Gostaria de agradeçer ao Deputado Estadual Evandro Júnior,  que foi prestativo e auxiliou a comunidade ciclistica do interior Paranaense  nesse momento.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ranking Noroeste Parana Ciclismo 2012

IV Ranking Noroeste Ciclismo 2012







Foto: Elite – GP Maringá  ciclismo 2011 no Bosque 2 !
Olá Convido a todos para participar do Ranking Noroeste de ciclismo , com 3 provas que contarão pontos, a 1º  Etapa acontece no Município de Ivatuba localizado a 42 km de Maringá.
Faremos a entrega da premiação de 2011 em Ivatuba !
1o  Etapa – III GP Ivatuba Ciclismo -  6 Maio 2012  http://ivatubaciclismo.spaces.live.com/
2o  Etapa – GP  Maringá Ciclismo –  1   Julhohttp://gpmaringaciclismo.wordpress.com/
3o  Etapa – Prova Ciclistica Robson Ribeiro -  9 Setembrohttp://campomouraociclismo.spaces.live
Regulamento – IV Ranking Noroeste Ciclismo


Campeonato Brasileiro Juniores 2012





Será realizado na cidade de Maringá nos dias 15,16,17,18,19 e 20 de maio de 2012. a equipe Bike Service com seu colaboradores estará presente neste grande evento nacional da categoria de base.










Ayrton Senna do Brasil



Ayrton Senna tinha uma bianchi ganhada de Alan Prost

sábado, 21 de abril de 2012

Bike na estante

Encostar a bicicleta na mesa de jantar pode não ser a melhor opção para quem não tem uma garagem coberta e segura para deixá-la. Então, pelo bem de sua bike de estimação, alguns designers já criaram "bici-estantes" bem interessantes. 


Na maioria delas, basta ter alguns metros de parede disponíveis na sala para que a bicicleta fique bem guardada – e até componha a decoração do ambiente. Há prateleiras de bike que ficam apoiadas sobre o chão, e outras com capacidade para acomodar mais de uma bicicleta, além de objetos pessoais como chave, jaqueta e capacete. 


Portanto, na maioria dos casos, a intenção não foi fazer um produto para aqueles que pretendem aposentar a bicicleta, ou então ter um modelo clássico apenas como objeto de decoração – apesar de ser uma possibilidade. 


A seguir, separamos dez modelos bem interessantes. Saiba mais sobre cada um clicando no link das legendas.
























Fonte: Go Outside

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fernando Zanatta

Clube Ciclistico Araponguense em Londrina 16 de Abril de 2012





Conheça sete benefícios de andar de bicicleta



Além de queimar calorias, você foge do trânsito e trabalha os membros inferiores

A bicicleta já foi um dos principais meios de transporte no mundo, mas hoje a história é bem diferente. Grande parte das pessoas nunca teve uma bicicleta própria ou deixa a sua cheia de teias de aranha na garagem. Seja por preguiça ou falta de tempo, quem não costuma pedalar está perdendo inúmeros benefícios - desde definir músculos até melhorar a frequência cardíaca. Conheça sete deles e aproveite o Dia do Ciclista, 15 de abril, para ser mais um adepto desse exercício físico.


Faz bem à saúde
Segundo o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho, andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. "Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo", aponta. Antes, entretanto, recomenda-se fazer uma avaliação médica para determinar a intensidade do exercício, já que cada pessoa apresenta um determinado peso e condicionamento físico. "Para os que desejam emagrecer, é necessário associar a atividade a uma alimentação equilibrada", afirma.




Trabalha os membros inferiores
"Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário", afirma Ricardo Nahas. Segundo o especialista, pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, o que melhora o condicionamento físico do praticante.



Funciona como meio de transporte
A bicicleta já foi amplamente utilizada como meio de transporte, mas mudanças culturais fizeram com que ela passasse a ser vista apenas como um instrumento de lazer ou de ciclista profissional. "A maior parte das pessoas pedala apenas no fim de semana, como se andar de bike fosse somente uma atividade de entretenimento", aponta Thiago Benicchio, diretor geral da Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.


Outra grande razão que desestimula o uso da bike como meio de transporte é a falta de infraestrutura e educação de grande parte dos motoristas. Então, para quem não quer encarar os veículos motorizados, Thiago sugere usar a bike para trajetos curtos e de pouco movimento, como uma ida ao supermercado.



Melhora a frequência cardíaca
A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica. "Quem organiza treinos geralmente alterna a bicicleta com a caminhada ou a corrida, pois esses exercícios são equivalentes e, misturados, acabam com a monotonia", conta Ricardo Nahas.



Oferece baixo impacto
Quando caminhamos ou corremos, todo nosso peso é jogado sobre as pernas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo, como explica o médico do esporte Ricardo. "Por isso, a bicicleta é recomendada para quem está começando a fazer exercícios ou está acima do peso", diz.



Tem baixo custo de manutenção
De acordo com o biker Thiago Benicchio, é possível comprar uma bicicleta de boa qualidade por cerca de mil reais. Apesar do susto desse investimento inicial, a manutenção do instrumento é baixíssima. "Com apenas 50 reais por mês, é possível deixá-la sempre pronta para uso", explica. Segundo ele, são pequenos os reparos que devem ser feitos e grande parte deles pode ser realizado pelo próprio usuário, pois não exigem grande conhecimento sobre o assunto. Os maiores gastos ocorrem quando é necessária a troca de pneus ou uma revisão geral, o que ocorre apenas uma vez por ano.



Promove a sensação de liberdade e independência
Imagine poder tomar rotas alternativas, passar em meio aos carros e ainda não afetar de maneira alguma o meio ambiente. Essa é a sensação de quem anda de bicicleta. "Em cima dela, é possível observar melhor tudo o que acontece a sua volta e você ainda foge do estresse de quem está preso no trânsito", lembra o biker Thiago. Segundo ele, os melhores locais para andar de bicicleta são os de terreno plano e arborizado.




Bicicleta: compare os tipos e escolha a sua



Confira os melhores modelos para passeio, transporte urbano, manobras e trilhas


Bicicletas estão longe de serem todas iguais. Pequenos detalhes na estrutura da bike podem fazer toda a diferença, seja um quadro compacto que permite mais velocidade ou pneus mais largos para aguentar o tranco de solos irregulares. O tipo ideal vai depender da forma de uso: na cidade, em trilhas irregulares, para competição, para manobras ou até mesmo para passeios na praia ou no parque. Neste Dia do Ciclista (15 de abril), compare os modelos e saiba como escolher o melhor para você. 


Terrenos irregulares 
A Mountain Bike (MTB) é a preferida de muitos, pois serve para diversas finalidades: desde percorrer trilhas de terra até pedalar no asfalto. "Recomendo esta bicicleta para quem está começando a pedalar com mais frequência, porque é boa e prática em qualquer tipo de terreno", aconselha o triatleta Roberto Valente, gerente de marcas na Labici. 


O quadro costuma ser de carbono, material leve e resistente permitindo que a bicicleta seja facilmente carregada ou levada em viagens. Os pneus, mais largos e com cravos (pinos de aderência), são perfeitos para percorrer solos com buracos e lama. As marchas ajudam a enfrentar subidas e a suspensão (dianteira e/ou traseira) serve para dar mais conforto e estabilidade em solos irregulares.  


Transporte urbano 
Equipada com pneus mais finos e sem cravos, a mountain bike também pode ser uma boa opção para uso no asfalto. As marchas ajudam, principalmente, quando o percurso é cheio de subidas. Quando o terreno for mais plano e sem buracos ou necessidade de subir em calçadas, as bicicletas confort e road também podem ser usadas. 


"Independente do tipo, é preciso fazer revisão regularmente para não ter surpresas na hora de pedalar e usar capacete, luz e outros equipamentos que garantem maior segurança no trânsito", lembra Roberto Valente.  



Passeios a lazer 
Se o objetivo é apenas lazer - pedalar na praia, em parques ou apenas dentro do condomínio -, a confort bike é o modelo indicado. Como o nome diz, essa bicicleta deixa a pessoa em uma posição muito confortável. "Ela é mais baixa, permitindo que o ciclista apoie os pés no chão sem ter que descer da bike", explica o triatleta Roberto. 


O selim (banco) costuma ser bem confortável e há modelos com 18 ou mais marchas. No entanto, o quadro costuma ser de cromo, o que deixa a bike mais pesada e difícil de ser usada em subidas ou percursos mais longos.  



Ciclismo 
Bicicletas de corrida, como a road bike, são ótimas para estradas boas com solos perfeitos. Elas permitem percorrer grandes distâncias com facilidade e rapidez. "O que mais a caracteriza é a geometria, já que o tubo do selim costuma formar um ângulo de 73 graus, formato ideal para a finalidade dessa bike", explica o ciclista Maximilian Leisner, sócio proprietário do Kona Bikes, em Curitiba. Segundo ele, o pneu de competição costuma ser mais fino (entre 19 e 23 milímetros), enquanto o de treino pode ter 26 mm e o de percursos com solos mais irregulares, 26 e até 28 mm. A maioria desses modelos também apresentam marchas, embora nem sempre sejam muito utilizadas.  


Triatlo
Para a prática de triatlo - combinação de natação, ciclismo e corrida -, há uma bike específica. "É semelhante à de ciclismo, mas apresenta um ângulo do tubo de selim que varia entre 76 e 78 graus", conta o ciclista Maximilian. Esse formato faz com que a pessoa fique mais deitada sobre a bicicleta - posição não muito confortável, mas que permite uma aerodinâmica melhor para pedalar contra o vento sem perder a velocidade. Além disso, a geometria poupa os músculos que serão utilizados na corrida a pé, após os 40 Km na bicicleta.  



Manobras 
Bikes BMX e free-style são menores e mais compactas, com aros 20 - ideais para serem manobradas. "Com freio na dianteira, a pessoa consegue obter frenagens bruscas com mais eficiência e segurança, permitindo a realização de manobras como RL (empinar a bike para frente)", conta Roberto Valente. O quadro pode ser de cromo, alumínio ou titânio e não é preciso ter marcha, já que o objetivo não é percorrer grandes distâncias com esse modelo. 



Para mulheres 
Os modelos femininos garantem mais conforto às mulheres ao montar e desmontar da bike, já que o tubo horizontal do quadro é mais inclinado. "O peso também é mais leve, a suspensão é mais macia e o selim é desenhado especialmente para o tipo físico da mulher", afirma Roberto Valente. Essas bicicletas costumam ser feitas de alumínio e carbono e podem ou não ter marchas.  


Dobrável 
Para quem quer mais segurança e praticidade para guardar a bicicleta, a dobrável pode ser uma ótima opção. É fácil de ser carregada no carro, no ônibus e no metrô e cabe em qualquer canto da casa. No entanto, vale lembrar que esses modelos são menores - aro entre 16 e 20 - e menos estáveis, não permitindo chegar a grandes velocidades.  



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