Frase dita por Tiago Leifert após matéria sobre Lance Armstrong (foto) irritou ciclistas brasileiros
Foto: Christinne Muschi / Reuters
Foto: Christinne Muschi / Reuters
A Federação Paulista de Ciclismo divulgou comunicado nesta sexta-feira exigindo um pedido de desculpas do apresentador do Globo Esporte, Tiago Leifert, por um comentário considerado "nocivo, impróprio e injusto" feito por ele na edição da sexta-feira passada. Na ocasião, após ser exibida uma matéria sobre o caso de doping do ex-ciclista Lance Armstrong, Leifert disse "agora vamos falar de esporte de verdade", e o tema passou a ser futebol.
Na nota, a FPC se disse "indignada" com a "infeliz frase", que "claramente coloca outra modalidade esportiva como algo sério comparado ao ciclismo". A federação também diz que a comunidade ciclística brasileira se sentiu da mesma forma, e lamentou que o apresentador tenha condenado os milhares de praticantes da modalidade por conta de um "caso infeliz ocorrido com um ciclista".
Após a repercussão da polêmica, Leifert se defendeu ao longo da semana em seu perfil oficial no Twitter. O apresentador disse que em nenhum momento se referiu ao ciclismo como um esporte menos sério que os outros, e apenas quis dizer que Lance Armstrong - que admitiu uso de doping após 10 anos negando qualquer prática ilegal - não é um atleta de verdade.
Confira na íntegra o comunicado da Federação Paulista de Ciclismo
Em respeito aos nossos filiados e simpatizantes da modalidade de ciclismo em geral em todas suas especialidades, e com a finalidade de esclarecer a posição da FPC, responsável pela administração do ciclismo e suas especialidades no Estado de São Paulo, vimos externar nosso pensamento e nossa indignação para que não reste dúvida quanto à matéria com a infeliz frase dita pelo apresentador Tiago Leifert quando claramente coloca outra modalidade esportiva como algo sério comparado ao ciclismo.
Buscamos conhecer nas redes sociais a opinião dos amantes da modalidade e pudemos constatar a indignação de todos e concluímos que o apresentador deve, no mínimo, um pedido de desculpas para a comunidade ciclística do país, em iguais condições, no ar para todos os brasileiros.
Realizamos parcerias com a Rede Globo visando a junção de esforços para poder viabilizar competições de alto rendimento na modalidade olímpica de ciclismo e suas especialidades, na realização da Copa América, Copa da Republica, Volta do Estado de São Paulo, eventos de bicicross, MTB, entre outros.
A frase dita no ar é nociva, imprópria e injusta, pois em análise a um caso infeliz ocorrido com um ciclista, entre os milhares em atividade no mundo, condena toda a comunidade ciclística nacional e internacional, com uma atitude tão condenável quanto ao caso pontual por ele comentado na matéria.
São Paulo, 25 de janeiro de 2013
Fonte: Terra Esportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário