quinta-feira, 3 de maio de 2012

Carbono x Alumínio





Coloco abaixo parte de um email recebido de um cliente que antes de adquirir uma nova bike quer ter certeza de optar pelo melhor equipamento - tanto do ponto de vista técnico como no custo-benefício. A questão proposta por ele é "alumínio ou carbono".

 Ao final, coloco a minha resposta e mais algumas considerações. Embora possam apresentar alguma inconsistência técnica (não sou engenheiro nem especialista em carbono), do ponto de vista de mercado elas refletem a minha opinião, e até que algo muito substancial me convença do contrário, essa opinião não vai mudar.

 "Sobre a questão do quadro de alumínio versus um quadro de fibra de carbono, eu li na Internet que um quadro de alumínio transmite muito melhor as vibrações da pista que um quadro de fibra de carbono, que é melhor para absorvê-las. Ou seja, é mais confortável pedalar no carbono do que no alumínio.

Por outro lado, eu também li que mais vale um bom quadro de alumínio do que um quadro de fibra de carbono "mais ou menos", e que, nesse ponto, o quadro da (bike que ele escolheu, que vamos chamar de X) é de primeira.

Eu gostaria de seus comentários sobre isso que eu disse, em especial sobre o "conforto" ao pedalar na X. Também gostaria que você se colocasse no meu lugar (um atleta master de 50 anos que não deve pedalar mais do que 100 km por vez), e avaliasse se vale a pena comprar uma X ou investir quase o dobro e comprar uma bike com quadro de fibra de carbono"

 Trechos da minha resposta à ele, com alguns adendos:

 "Dizer que o carbono torna uma bicicleta mais confortável é uma afirmação que eu encaro com muita cautela, pelo seguinte:

 - a maior parte do conforto em uma bicicleta vem da dimensão e calibragem dos pneus (Gerard Vroomen, da Cervélo, fala em 80%). Portanto, uma bike de alumínio com pneus 25 e 80 libras provavelmente rodará, nas mesmas condições, mais macio que uma de carbono com pneus 19 e 150 libras; assim, para quem quer conforto com economia faz muito mais sentido comprar uma bicicleta de alumínio e um par de pneus 25 do que investir em outra de carbono. E quem quer muito conforto fica em casa no sofá vendo televisão....; -

embora extremamente resistente à torção, o quadro de carbono apresenta áreas sensíveis a impactos pontuais (centro do top tube e down tube por exemplo), coisa que não acontece com o alumínio. O mesmo impacto que afunda o alumínio pode trincar ou quebrar o carbono, tornando um conserto imperativo (o que que não aconteceria com o amassado no alumínio);

 - o quadro de carbono em geral torna a bike como um todo mais leve, e irá absorver e transmitir as vibrações da pista de maneira diferente do alumínio. Se "diferente" quer dizer mais confortável, depende de cada um. Eu realmente não sei até que ponto as pessoas sentem mais conforto, ou são influenciadas por um efeito placebo.

 - já vi bicicletas de carbono nas quais não teria coragem de dar uma volta na quadra - frágeis demais, moles demais. E o mesmo vale para algumas de alumínio. Portanto, o "ser de carbono ou alumínio" é secundário a "ser bem construído";

Em resumo:

 - uma boa bicicleta de alumínio presta-se muito bem para aqueles que pedalam de maneira recreativa, querem uma opção racional para treinos e provas, buscam uma bike B para treinos de base, ou não se incomodam em carregar algumas gramas a mais morro acima em troca de ter alguns mil reais a mais na caderneta de poupança.

Uma bike de carbono por outro lado é uma excelente opção para ciclistas escaladores, para atletas em busca do "mais leve possível" e mais refinado visualmente, para quem quer um equipamento de maior impacto visual e de melhor valor de revenda; e para quem mesmo sendo racional não tem qualquer restrição financeira que impeça a emoção de tomar as rédeas na hora da compra.

 Em tempo: ao menos um conhecido fabricante de bicicletas de competição irá descontinuar a produção das suas duas únicas bicicletas de alumínio em 2011. Portanto, se isso for uma tendência, é provável que daqui a alguns anos não tenhamos mais que enfrentar esse dilema.

m.

Postado por Max


2 comentários:

  1. Minha Mountain bike tem regiulagem do amortecedor. Ou eu escolho maior amortecimento ou mais velocidade. Não tem jeito de conciliar os dois. Por analogia acredito que a fibra de carbono tendo maior amortecimento perde em relação a velocidade para o alumínio que é mais rígido.

    ResponderExcluir
  2. Minha Mountain bike tem regiulagem do amortecedor. Ou eu escolho maior amortecimento ou mais velocidade. Não tem jeito de conciliar os dois. Por analogia acredito que a fibra de carbono tendo maior amortecimento perde em relação a velocidade para o alumínio que é mais rígido.

    ResponderExcluir

Cannondale

Cannondale

SCOTT MTB

CANNONDALE MTB

CANNONDALE MTB

CALOI ELITE CARBON MTB

CALOI ELITE CARBON MTB

OGGI MTB

OGGI MTB

CANNONDALE MTB

CANNONDALE MTB

OGGI MTB

OGGI MTB

CANNONDALE MTB

CANNONDALE MTB

OGGI MTB

OGGI MTB

CANNONDALE MTB

CANNONDALE MTB

Bikes, acessorios, peças ... na OFFICE BIKE, confiram

Confira mais detalhes na guia Produtos acima ou em nosso site: www.officebikebicicletaria.com.br

Bike, pneus, cubos, lubrificantes, eletrica, didas Renata Falzoni, ciclocomputer

Bike, pneus, cubos, lubrificantes, eletrica, didas Renata Falzoni, ciclocomputer
www.officebikebicicletaria.com.br

Quadro Vzan eagle 29

Quadro Vzan eagle 29

CALOI ELITE CARBON

CALOI ELITE CARBON

GIANT MTB

Roller Training

Roller Training
Clique na Imagem

Roller Training

Roller Training
Ótimo aliado para o treino e fitness no frio e chuva Clique na Imagem

CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK