segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lesões nos joelhos são comuns entre ciclistas




Condropatia patelar é uma das lesões mais comuns entre ciclistas Foto: Reprodução/ Internet Do NE10/ PB

A condropatia patelar é uma das lesões mais comuns naqueles que andam de bicicleta com frequência, segundo o cirurgião ortopedista especializado em trauma ortopédico e cirurgia de joelho Paulo Henrique Araujo. O problema é um desgaste da cartilagem da patela (ou rótula), osso que protege a parte anterior da articulação do joelho.

>> LEIA TAMBÉM Pedalar com saúde requer cuidados especializados para evitar lesões Regras de trânsito garantem segurança aos ciclistas

O ortopedista explica que, durante a pedalada, os joelhos realizam movimentos cíclicos de flexão e extensão (esticar e dobrar) que levam a patela a subir e descer em contato com uma região do fêmur onde ela se articula. “Quando o joelho fica dobrado além de 40 graus, seja pedalando ou em qualquer outra situação, a patela passa a fazer contato com uma região do fêmur chamada tróclea e isso pressiona a cartilagem que reveste essas duas estruturas. Quanto maior o grau de flexão do joelho, maior é a pressão que recai sobre a cartilagem dessas estruturas, o que pode levar à lesão”, explica.

Segundo o médico, isso ocorre, principalmente, quando o ciclista posiciona o selim da bicicleta numa altura muito baixa, fazendo com que os joelhos tenham graus altos de flexão, aumentando a carga (força de atrito) que passa na articulação patelo-femoral e desgastando a cartilagem desta região. Além disso, quando o ciclista realiza esforços maiores, como uma subida, a pressão que passa na articulação patelo-femoral aumenta ainda mais, contribuindo para o desgaste articular.

O tratamento para lesões no joelho requer avaliação adequada e individual. O médico afirma que é preciso considerar o equipamento utilizado pelo ciclista e também a técnica de pedalada. Quando uma inconformidade é detectada, ela deve ser corrigida. Problemas como altura do selim ou alinhamento dos joelhos em relação aos pés durante o movimento cíclico de pedalada são exemplos citados por ele como potenciais problemas na prática da atividade física. "Além disso, deve-se buscar o equilíbrio da musculatura da coxa e panturrilha com adequação da força e alongamentos musculares”, ressalta o profissional.

EVITANDO LESÕES - Uma bicicleta bem ajustada e adequada a altura e peso do ciclista vão contribuir para evitar grandes lesões. O ângulo de ataque do pedal também pode influenciar no desgaste sofrido pelo corpo do atleta ao andar de bicileta. Segundo o fisioterapeuta Joelson Araújo, especialista em adaptação de bikes a ciclistas, o ideal é que a pessoa peça orientação desde o momento da compra do equipamento.

"Você deve pedir orientação na própria loja onde vai comprar ou realizar a manutenção da bicicleta para encontrar alguma que mais se aproxime da sua anatomia. O ideal, porém, é realizar um bike fit (adaptação da bicicleta a anatomia do ciclista), pois cada corpo tem uma anatomia diferente e um ajuste personalizado proporcionará mais saúde e conforto durante o pedal", afirma.



Edilberto Chiarelli

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cannondale

Cannondale

SCOTT MTB

CANNONDALE MTB

CANNONDALE MTB

CALOI ELITE CARBON MTB

CALOI ELITE CARBON MTB

OGGI MTB

OGGI MTB

CANNONDALE MTB

CANNONDALE MTB

OGGI MTB

OGGI MTB

CANNONDALE MTB

CANNONDALE MTB

OGGI MTB

OGGI MTB

CANNONDALE MTB

CANNONDALE MTB

Bikes, acessorios, peças ... na OFFICE BIKE, confiram

Confira mais detalhes na guia Produtos acima ou em nosso site: www.officebikebicicletaria.com.br

Bike, pneus, cubos, lubrificantes, eletrica, didas Renata Falzoni, ciclocomputer

Bike, pneus, cubos, lubrificantes, eletrica, didas Renata Falzoni, ciclocomputer
www.officebikebicicletaria.com.br

Quadro Vzan eagle 29

Quadro Vzan eagle 29

CALOI ELITE CARBON

CALOI ELITE CARBON

GIANT MTB

Roller Training

Roller Training
Clique na Imagem

Roller Training

Roller Training
Ótimo aliado para o treino e fitness no frio e chuva Clique na Imagem

CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK