segunda-feira, 20 de julho de 2015

Araponguenses que decidiram pedalar atrás de uma melhor qualidade de vida


Depois dos grupos de corrida, o que tem se tornado tendência em nossa cidade são os grupos de ciclismo. Não é raro vermos pelas ruas pessoas pedalando com trajes próprios para o esporte. Afinal de contas, a bicicleta abre um leque de possibilidades àqueles que aderem a essa modalidade.
Para quem já aderiu, não há a menor possibilidade de parar. “Praticar uma atividade física, interagir com outras pessoas, conhecer lugares que tinha vontade de conhecer em nossa região são alguns dos benefícios para mim”, conta Luciomar Carvalho.
Policial militar e adepto do pedal desde 2011, Luciomar, que tem 47 anos, participa de um grupo de ciclismo de Arapongas, desde então. “Comecei porque queria praticar uma atividade física que tivesse contato com a natureza e também para interagir com outras pessoas”.
Adepto ao Mountain bike (também conhecido como ciclismo de aventura, que é realizado em locais abertos, com trilhas de terra bastante acidentadas, e que envolvem muitas subidas e descidas) já visitou diversos lugares como Bonito – MS, Serra do Cadeado e Foz do Iguaçú.
O grupo “Amigos e meninas do pedal de Arapongas” conta com 40 ciclistas que se reúnem todas as terças e quintas-feiras, aos sábados e, às vezes, aos domingos.
Apesar de adorar a bicicleta, Luciomar não a usa para ir ao trabalho. Assim como muitos dos cidadãos araponguenses.
Necessidade x incentivo
A necessidade de espaços próprios para ciclismo e o incentivo ao uso de bicicletas no dia a dia.
É mais cômodo e confortável usarmos automóveis para nos locomovermos, no entanto, o trânsito vem se tornando um problema. Nossa cidade não foi projetada para um número tão grande de automóveis, o que faz com que o fluxo em horários de pico aumente o tempo de locomoção, ao invés de diminuí-lo. Mas aqueles que preferem a bicicleta se deparam com um desafio diário: espaço.
Não há espaço suficiente em nossas vias para faixas duplas, faixa de estacionamento e ciclo faixas, tanto que, em toda a cidade, temos apenas a ciclovia do Parque Industrial até a zona sul reservada para os ciclistas.
O secretario municipal de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano, Pedro de Marco Junior, explicou que “há um projeto em estudo para implantação de ciclo faixas em nossa cidade”. Segundo o secretário, há, no Plano de Mobilidade Urbana, projetos e metas para serem cumpridos ainda em 2015, e as ciclovias estão inclusas nesse plano. “Há todo um estudo por trás de um projeto como este. Mexer no trânsito não é simples. Antes de executá-lo é necessário um conjunto de ações de conscientização e educação”. Mas Pedro de Marco Jr. concorda que elas são necessárias. Contudo, grande parte dos motoristas nem sempre entendem que os benefícios que as faixas exclusivas para ciclistas trazem são maiores do que as mudanças que causam.
Temos o exemplo do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que enfrentou críticas severas com a implantação das ciclovias. Mas, uma pesquisa feita pelo Datafolha mostrou que 80% dos paulistanos dizem ser a favor e 60% acreditam que a bicicleta é um meio viável de locomoção no dia a dia. Ainda mais próximo de nós, temos o exemplo do prefeito de Londrina, Alexandre Kireef, que, com verba do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal, incluirá 106 km de ciclo faixas aos 17 km já existentes.
Quando essas mudanças forem feitas em Arapongas, o bom senso será necessário. “O ser humano se adapta às mudanças muito rápido, acredito que quando as faixas forem incluídas e a população se acostumar com elas, nosso trânsito mudará para melhor”, conclui Pedro de Marco Jr.

Fonte: Revista Dia a dia Arapongas (Por Thais Ludescher)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cannondale

Cannondale

SCOTT MTB

CANNONDALE MTB

CANNONDALE MTB

CALOI ELITE CARBON MTB

CALOI ELITE CARBON MTB

OGGI MTB

OGGI MTB

CANNONDALE MTB

CANNONDALE MTB

OGGI MTB

OGGI MTB

CANNONDALE MTB

CANNONDALE MTB

OGGI MTB

OGGI MTB

CANNONDALE MTB

CANNONDALE MTB

Bikes, acessorios, peças ... na OFFICE BIKE, confiram

Confira mais detalhes na guia Produtos acima ou em nosso site: www.officebikebicicletaria.com.br

Bike, pneus, cubos, lubrificantes, eletrica, didas Renata Falzoni, ciclocomputer

Bike, pneus, cubos, lubrificantes, eletrica, didas Renata Falzoni, ciclocomputer
www.officebikebicicletaria.com.br

Quadro Vzan eagle 29

Quadro Vzan eagle 29

CALOI ELITE CARBON

CALOI ELITE CARBON

GIANT MTB

Roller Training

Roller Training
Clique na Imagem

Roller Training

Roller Training
Ótimo aliado para o treino e fitness no frio e chuva Clique na Imagem

CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK